Você Está Cuidando Bem Do Seu Coração? Hábitos Simples Fazem A Diferença

Você está cuidando bem do seu coração? Hábitos simples fazem a diferença

Segundo a Organização Mundial de Saúde, é possível prevenir 80% dos ataques cardíacos e infartos prematuros. O segredo para preservar seu coração é simples: manter hábitos saudáveis.

Você está cuidando do seu coração? Confira algumas dicas:

Alimentação Saudável

Evite frituras em geral e alimentos gordurosos como: bacon, toicinho, carnes gordas, leite integral, pele do frango, etc.

Embutidos como salame, salsicha e outros também devem ser tirados do cardápio, por excesso de gordura e sal.

Para preservar seu coração dê preferência para: verduras, legumes, frutas, carnes magras, peixes, massas integrais, produtos lácteos light, castanhas.

Cuidado com o Sal

Diminua o consumo de sal. Tempere os alimentos com ervas frescas, isso irá garantir o sabor e a saúde do coração.

Nada de temperos prontos, pois eles contêm uma quantidade excessiva de sódio (sal) que fica escondida.

Alimentos de cozimento instantâneo, prontos ou semiprontos e congelados, também são ricos em sódio, cuidado.

Apague o Cigarro

Cigarro e coração saudável não combinam.

Fumantes correm 70% mais risco de sofrer um infarto em comparação com quem não fuma.

Exames Preventivos

Altas taxas de colesterol e triglicérides, além de hipertensão, são fatores de risco para a saúde do seu coração.

Visite seu médico regularmente e faça exames preventivos.

Consumo de Álcool

Alguns profissionais de saúde defendem o consumo de pequenas doses de vinho, mas sempre é bom ter cuidado.

Bebidas alcoólicas podem prejudicar o coração e outros órgãos. O ideal é moderação, ou o não consumo.

Obesidade

Pessoas obesas, acima do peso e com a circunferência abdominal além do ideal (102 centímetros para homens e 88 para mulheres), têm risco aumentado de sofrer problemas do coração.

Atividade Física

A atividade física regular traz vários benefícios para a saúde geral e do coração.

Ajuda a perder peso, diminuir o colesterol, controlar a pressão arterial, melhorar o condicionamento físico e proporcionar qualidade de vida.

Uma caminha regular, de 50 minutos, três vezes por semana, fará muita diferença.

Relaxe

O estresse aumenta a pressão arterial e prejudica o coração.

Além disso, quem dorme menos de cinco horas por dia têm 30% a mais de risco de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que dormem oito horas.

Relaxe, divirta-se, tenha momentos de lazer, seu coração agradece.

Fontes: Sites – Melhor com Saúde; Ministério da Saúde (Link – Biblioteca Virtual em Saúde); Boa Vontade (Link – Saúde); e Dicas de Saúde.

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