AUSTA Apoia A Semana Mundial De Amamentação

AUSTA apoia a Semana Mundial de Amamentação

De 1º a 7 de agosto, é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018 em mais um ano, o Grupo AUSTA e suas empresas estão totalmente engajados.

No dia 4 de agosto, colaboradores do Grupo participam da caminhada em prol do aleitamento materno, na Represa Municipal de Rio Preto. A partir das 8h30, acontecem várias atividades, que incluem dança com crianças, um “mamaço” e a apresentação do grupo “As Walkirias”.

No dia 7 de agosto, a partir das 18h30, o Grupo AUSTA promove a palestra “Aleitamento Materno: A Importância e Benefícios”, ministrada pela enfermeira Fernanda Calegari, da UTI Neonatal/Pediátrica do AUSTA hospital. Fernanda é mestre em Ciências da Saúde pela USP – Ribeirão Preto e preceptora do Curso de Medicina da Faceres.

A palestra destina-se a participantes do Grupo de Gestantes do programa Primeiros Passos, colaboradoras da USI AUSTA – Unidade de Saúde Integrada, da Unidade Materno Infantil AUSTA e demais gestantes interessadas.

A palestra será na USI AUSTA, situada no térreo do Medical Center (rua Dr. Antônio Bahia Monteiro, 465 – bairro Mansur Daud), ao lado do AUSTA hospital.

Aleitamento materno é fundamental para mãe e bebê

 “O leite materno é imprescindível para o bebê, é insubstituível”, ressalta a enfermeira Helidd Svazate Silva, da Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica do AUSTA hospital.

“Por isso, o aleitamento materno deve ser incentivado sempre, pois o leite fornece todos os componentes nutricionais que o bebê precisa e funciona como a primeira vacina”, salienta a enfermeira.

O incentivo ao aleitamento materno é promovido o ano todo no AUSTA. Durante o período em que está no Hospital para ter o bebê, a mãe recebe um folder sobre a importância do aleitamento materno e a equipe multidisciplinar  fornece todas as orientações sobre a amamentação.

A equipe, formada por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fonoaudióloga, pediatra, auxilia e explica às puérperas (mães que acabaram de ter filho) sobre como pegar corretamente a criança, os intervalos de mamadas, e os cuidados com a mama durante o período de amamentação, entre outras informações importantes.

“Explicamos que, ao mamar, o bebê não precisa de água, leite ou suco. O leite materno previne diarreia, otite e enterocolite, entre outras doenças no bebê, além de reduzir a incidência de obesidade, hipertensão e diabetes na vida futura. Ele ajuda também a prevenir câncer de ovário e de mama na mãe”, afirma Helidd. “E, o que é imprescindível: a amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho”, conclui a enfermeira.

Banco de Leite de Rio Preto

O AUSTA hospital mantém um relacionamento estreito com o Banco de Leite de Rio Preto, pois este desempenha papel fundamental para a saúde das mães e bebês.

A equipe de enfermagem orienta as mães de bebês prematuros a irem ao banco de leite para retirar seu precioso alimento que será enviado ao hospital para nutrir seus filhos, enquanto estão internados.

O AUSTA hospital também sempre está incentivando as mães, além de amamentarem seus filhos, terem um excedente de leite a doá-lo. “A parceria com o AUSTA hospital é muito importante. Sua equipe faz um trabalho importantíssimo conscientizando as mães e pais sobre a importância da amamentação e as encaminhando para nós”, afirma Priscila Celina Bonomo Theodoro, gerente do Banco de Leite de Rio Preto.

Toda sexta-feira, das 13h30 às 15h, a Unidade Móvel do Banco de Leite permanece no AUSTA hospital para captar o alimento das mães e reforçar a mensagem transmitida pelos profissionais da instituição que envolve a doação e a amamentação.

Saiba mais sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Semana, que neste ano “Amamentação é a Base da Vida”, é uma campanha da Aliança Mundial Para Ação em Aleitamento Materno (WABA), que reúne organizações internacionais e referências na área de cerca de 150 países. O objetivo da campanha é incentivar e difundir o aleitamento materno como o alicerce de uma boa saúde não só na infância, mas ao longo da vida. 

Banco de Leite Humano de Rio Preto

Endereço: Avenida dos Estudantes, 1886 – Jardim Aeroporto

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Telefone: (17) 3214 3422

E-mail: sms.bancodeleite@riopreto.sp.gov.br

Fontes: Banco de Leite Humano de Rio Preto, Ministério da Saúde e Aliança Mundial Para Ação em Aleitamento Materno (WABA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.