Redinhas Para Acolher Bebês

Redinhas para acolher bebês

AUSTA Hospital utiliza redinhas para acolher bebês prematuros na UTI, acelerar sua evolução pós-parto para estar com os pais o quanto antes. Para tornar o ambiente e atendimento ainda mais humanizado para os bebês prematuros, o AUSTA Hospital está utilizando redinhas para acolher os bebês dentro das incubadoras, em sua UTI Neonatal/Pediátrica. A rede simula o ambiente mais próximo possível do conforto encontrado no útero materno, ajuda a fortalecer os bebês e no tratamento dos problemas resultantes do nascimento prematuro.

“A redinha estimula o bebê a se movimentar, o que é benéfico para estimular, por exemplo, o melhor funcionamento dos pulmões. Além disso, os movimentos da rede desenvolvem o equilíbrio e a parte cognitiva do bebê”, ressalta a médica neonatologista Claudia Atanes, da UTI do AUSTA.

redinha-2Outros benefícios da técnica são a redução do gasto energético, importante para o ganho de peso, a estabilização da respiração e o equilíbrio da frequência de batimentos cardíacos.

A ideia de utilizar as redinhas foi sugerida pela enfermeira da UTI Pediátrica Eliana Delbone, que avaliou os resultados positivos deste projeto em outros hospitais brasileiros. Após avaliação da Gerência Assistencial e da Coordenação de Enfermagem da Pediatria do Hospital, a proposta foi aceita e, diariamente, as redinhas, em cores azul e rosa, são estendidas dentro das incubadoras em dois períodos do dia, das 10h às 11h e das 15h às 16 horas.

Nestes horários, a UTI do AUSTA vive o “Momento Psiu”, em que as luzes são apagadas, propiciando ambiente acolhedor, ainda mais parecido com o útero materno.

O Projeto Redinha integra o Modelo de Trabalho da Enfermagem do AUSTA Hospital, baseado na assistência humanizada e que compreende ainda outras atividades com os pequenos pacientes, envolvendo o cuidado e carinho dos pais. “Proporcionar que a mãe possa pegar seu filho o quanto antes é essencial para os médicos e a equipe de enfermagem” enfatiza a enfermeira.

Mais sobre a UTI Neonatal/Pediátrica

A UTI Neonatal/Pediátrica do AUSTA Hospital conta com quatro leitos neonatais e 2 leitos pediátricos e equipe multidisciplinar, que envolve médicos, profissionais de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, farmácia e nutrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.