Governança Clínica – AUSTA Hospital

Governança Clínica – AUSTA hospital

Conceito criado originalmente pelo Ministério da Saúde da Inglaterra, a Governança Clínica visa a fortalecer e a consolidar a cultura organizacional na qual são promovidas e aprimoradas ações de melhoria na qualidade, segurança e experiência do paciente em relação à assistência em saúde oferecida pela instituição.

A Governança Clínica assenta-se sobre os seguintes pilares:

– segurança do paciente;

– efetividade da prática clínica;

– transparência em todos os processos e em em todas as relações interpessoais;

– desenvolvimento dos colaboradores;

– processo de auditoria clínica e pesquisa clínica.

A Governança Clínica também institui um modelo de gestão no qual são oferecidas aos corpos clínico e assistencial do hospital infraestrutura, instrumentos, processos e informações que vão lhes permitir mensurar e avaliar o resultado do atendimento e tratamento oferecidos aos pacientes.

Médicos e demais profissionais da assistência têm acesso a indicadores de outros hospitais e demais instituições de saúde brasileiras e até do exterior, para poder comparar resultados. Podem consultar, por exemplo, dados do ICHOM (International Consortium for Health Outcomes Measurement), o Consórcio Internacional para Medição de Resultados de Saúde, organização sem fins lucrativos que disponibiliza, de forma padronizada, resultados de tratamentos realizados em centros médicos de todo o mundo.

A análise criteriosa dos resultados do tratamento, embasada em indicadores concretos, claros e seguros, permite aos corpos clínico e assistencial, se necessário, promover ações para melhorar a resolutividade, com consequente maior qualidade de atendimento e segurança do paciente.

O AUSTA hospital implantará a Governança Clínica, contando com a assessoria do consultor médico Alexandre Bomfim, da empresa Papaia Azul Gestão em Saúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.