Moderação é O Segredo Para Desfrutar Dos Quitutes Das Festas Juninas

Moderação é o segredo para desfrutar dos quitutes das Festas Juninas

Junho chega com suas tradicionais Festas Juninas e seus típicos quitutes.

As mesas ficam lotadas de opções saborosas, mas que também podem ser bastante calóricas.

Como as Festas Juninas acontecem anualmente, não precisa passar vontade, o segredo é consumir com moderação.

Outra dica é queimar calorias durante as danças. Participe das quadrilhas, ou se esbalde nos forrós das Festas Juninas. 

Festas Juninas

Selecionamos alguns alimentos, para ajudá-lo a escolher opções mais nutritivas durante as Festas Juninas.

  • Amendoim – fonte de vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras. Mas cada 100 gramas têm 600 calorias.
  • Batata doce – rica em vitamina C e betacaroteno, que previnem o envelhecimento e diversos tipos de câncer.
  • Milho – fonte de folato (produz glóbulos vermelhos) e tiamina (auxilia no metabolismo), vitaminas A e C e fibras.
  • Mandioca – tem fibras, amido, vitaminas do complexo B e potássio.
  • Pinhão – contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. É fonte de ômega 6 e 9.
  • Canjica – o leite é rico em cálcio, potássio, sódio, magnésio, vitaminas A, D, B2, B12, e ácido fólico.
  • Pipoca – rica em fibras, contribui para a saciedade. Tem ainda: ácido fólico, magnésio e vitaminas B1 e B2.
  • Leite de coco – usado em alguns preparos, é rico em substâncias que combatem os fungos, e em ácido láurico, um nutriente que ajuda a emagrecer. 
  • Canela – com proantocianidinas, um antioxidante que contribui para evitar a oxidação das gorduras no sangue, diminuindo doenças cardiovasculares.
  • Tapioca – é rica em fibras hidrossolúveis. Opte por recheios nutritivos e pouco calóricos.
  • Tudo que for acrescido de açúcar e farinha, como bolos ou doces, ganham em caloria e podem perder em nutrientes.
  • Quentão – gengibre aquece o corpo e ajuda na digestão. Rico em vitamina B6, cobre, magnésio e potássio.
  • Vinho – a uva tem flavonóide, um antioxidante rejuvenesce as células. E reverastrol que aumenta o colesterol bom.
  • Caldos – em lugares com temperaturas mais baixas, os caldos são uma boa opção. O de feijão tem proteína, ferro e antioxidantes. Se aliado a carnes magras fica ainda mais saboroso e nutritivo. O caldo verde, que traz a couve, fortalece o sistema imunológico. 

Fontes – Sites: Vila Mulher/Uol (menu – Bem-Estar);  Vix (menu – Bolsa de Mulher); GNT (menu – Dieta); Exame (menu – Estilo de Vida)

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