Férias E Criança Em Casa: Conheça E Evite Os Principais Acidentes

Férias e criança em casa: conheça e evite os principais acidentes

Férias escolares significam que as crianças passarão maior tempo em casa. Com isso, é preciso que pais e cuidadores fiquem atentos em tempo integral, para evitar possíveis acidentes.

Para ajudá-los nessa tarefa destacamos os principais acidentes envolvem crianças.

Fique atento para preveni-los e saiba o que fazer caso acidentes aconteçam:

  • Asfixia, engasgo e sufocamento são as principais causas de mortes em crianças de até 02 anos.

Esse acidente acontece quando os bebês engolem pedaços muito grandes de alimentos ou objetos variados. Fique atento ao que as crianças colocam na boca. Caso ela afogue e comece a tossir espere para ver se consegue expelir sozinha o objeto. Se isso não ocorrer e a criança começar a ficar pálida, acione o resgate.

  • As quedas são bastante comuns em crianças a partir dos 04 meses de idade.

Fique atento com os bebês que começam a rolar e podem cair da cama ou trocador. Também é importante: manter as janelas travadas, telas de proteção, bloquear acessos às escadas e remover tapetes. Diante de uma queda segure a criança no colo, até que ela pare de chorar. Se ela apresentar sinais de desmaios, palidez, vômitos ou alterações no comportamento, procure ajude médica. Caso a criança esteja inconsciente acionar o socorro especializado.

  • As crianças podem se afogar no mar, piscina, balde, banheira e até no vaso sanitário.

Proteja piscinas, mantenha baldes e banheiras vazios e mantenha a porta do banheiro fechada. Em casos de acidentes, remova a criança o quanto antes do local e deixe-a deitada. Mantenha o corpo da criança aquecido, pois a hipotermia (baixa temperatura) agrava os sintomas do afogamento. Acione o socorro imediatamente.

  • As queimaduras podem ser causadas por fogo, líquidos ou comidas quentes e eletricidade. 

Mantenha a criança longe da cozinha e área de serviço, bem como de tomadas e objetos que são mantidos pela eletricidade. Na queimadura com fogo, role a criança no chão para tentar apagar as chamas e, assim que estiver controlado, lavar com água e a conduza para o hospital. Se causada por água ou óleo quente, lave a área com bastante água corrente e busque ajuda de um profissional da saúde. Se o motivo é a eletricidade, comece desligando o interruptor, depois afaste a criança da corrente elétrica, com a ajuda de um cabo de madeira, ou você corre o risco de levar um choque também. Em seguida chame socorro.

  • A intoxicação pode acontecer quando a criança ingere remédios, produtos de limpeza e higiene pessoal, ou algumas plantas.

Mantenha tudo fora do alcance delas. Caso haja a ingestão, ligue imediatamente para o Centro de Controle de Intoxicação e descreva o que foi ingerido, e em qual quantidade. Enquanto a ajuda não chega, evite que a criança pule ou fique muito agitada. Ø Mantenha facas, tesouras, canivetes e outros materiais cortantes, fora do alcance das crianças. Cortes de pequena proporção devem ser lavados com água e sabão, para desintoxicar a ferida e remover bactérias. Se houver sangramento, pressione a área o máximo que puder e procure atendimento médico o mais rápido possível.

  • Animais domésticos devem estar vacinados.

E evite o contato muito próximo deles com criança menor de três meses. Diante de uma mordida, lave o local com água e sabão e procure atendimento médico. Se possível, observe o animal por 10 dias para ver se ele apresenta alguma doença ou mudança de comportamento. Atenção: ao se deparar com os mais variados acidentes, jamais faça manobras de ressuscitação se não estiver apto; também está proibido o uso de qualquer receita caseira para ingestão ou aplicação no local afetado. Diante de acidentes domésticos, sempre acione o socorro especializado.

Fontes – sites: Sociedade Brasileira de Pediatria; G1 (link – notícias); Folha de São Paulo (link – cotidiano); revista Inova Saúde; Associação Brasileira de Defesa do Consumidor; e Repositório Comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.