Esporte E Saúde São Inserapáveis – Entrevista Com Adriano Froes

Esporte e Saúde são inserapáveis – Entrevista com Adriano Froes

Esporte e saúde são inseparáveis, e o Grupo Austa  pretende cada vez mais incentivar seus colaboradores e a comunidade, a praticarem atividade esportiva, pois é a melhor forma de manter a saúde em dia.
 
Que o diga o anestesista Adriano Froes (foto), médico cotista do Austa, que disputou a 1ª Corrida Seguralta de Duathlon, prova que teve o apoio da Austaclínicas. Adriano hoje se destaca entre os triatletas de Rio Preto, e superesportistas, que disputam provas em duas ou três modalidades diferentes – natação, corrida e ciclismo. 
 
froesMas nem sempre foi assim. O anestesista é o exemplo do quanto atividade esportiva é importante para a saúde e bem estar de qualquer pessoa. Filho de educador físico, ele sempre praticou esporte na infância e adolescência. “Meu pai dedicou-se muito ao basquete, motivo pelo qual fui “impulsionado” a jogar também. Fui inclusive atleta filiado à Federação Paulista”, lembra.
 
Ao iniciar a residência médica, Dr. Adriano abandonou o esporte. “Movido a plantões e aquela vida agitada de início de profissão, passei ganhei muitos quilos e passei a conviver com hipertensão arterial e obesidade”.
 
O nascimento do seu primeiro filho acionou o alarme, e o médico concluiu que, se continuasse naquele ritmo de vida, a lista de medicamentos iria aumentar e, a qualquer momento, teria uma desagradável surpresa. Ele consultou um nutricionista e, pouco a pouco, com muita disciplina, passou a incorporar uma alimentação saudável e voltou a praticar exercícios aeróbicos e caminhada. 
 
Em seis meses, emagreceu 19 quilos e a hipertensão passou a ser controlada. O passo seguinte foi matricular-se numa academia, com acompanhamento de um professor de educação física. Um amigo então lhe apresentou o triathlon, a prova que concilia natação, corrida e ciclismo. “Acabei me ‘viciando’ neste esporte”, confessa.
 

Dr. Adriano Froes fala sobre…os benefícios da atividade física

 
“Hoje em dia não consigo imaginar como seria minha semana sem um dia de treino. Enquanto nado, pedalo ou corro, consigo programar todo meu dia, encontrar soluções para problemas que, quando estamos focados no trabalho, não temos lucidez para encontrá-las. Deixei de tomar meus anti-hipertensivos e emagreci 34 quilos. Tenho mais disposição para brincar com meus filhos e pique para correr atrás deles!”
 
…o quanto o esporte permite ampliar as amizades.
“O esporte nos permite conviver com os tipos de pessoas mais diferentes do mundo. Com raras exceções, há muita solidariedade e cumplicidade entre os atletas. Numa prova da qual participei, o atleta que estava em 2º lugar errou o percurso. O que vinha atrás, ao perceber, alertou-o e o esperou para cruzar a linha de chegada na segunda colocação, pois assim tinha sido durante toda a prova. Atualmente, meu círculo de amizades é cercado de atletas e nos referimos carinhosamente como uma família.”
 
…o que fazer para iniciar a prática esportiva.
“Todos os dias somos bombardeados por informações a respeito de planilhas de treino, programas de emagrecimento, faça uma maratona em seis meses… Eu não recomendo seguir essas modas. É importante consultar-se com o médico que irá avaliar e recomendar os exercícios ou esporte a ser praticado de acordo com nossa condição física, evitando estresse ao corpo naquele momento. Se possível, aconselho também procurar o profissional de educação física e nutricionista, essenciais, sobretudo quando começamos a buscar “algo mais”. Exercícios em grupo e assessorias esportivas são excelentes opções, desde que ofereçam profissional capacitado. A escolha da atividade também é muito importante, pois o que é bom para uma pessoa não é para outra, e o que era para ser prazeroso acaba virando sacrifício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.