Dicas Para Controlar Seu Colesterol

Dicas para controlar seu colesterol

O colesterol é um tipo de gordura presente nas células, que é fundamental para o bom funcionamento do organismo, desde que suas taxas estejam dentro dos limites ideais. O HDL conhecido como colesterol bom, deve estar acima de 40 mg/dL, sendo que o ideal é que seja maior de 60 mg/dL.  Já o LDL, conhecido como colesterol ruim, deve estar abaixo de 130 mg/dL, preferencialmente menor que 100 mg/dL.

Em casos onde as taxas estejam desreguladas, o médico deve acompanhar cada quadro e indicar o melhor tratamento. O CIPS – Centro Integrado de Promoção à Saúde, da AUSTAclínicas, oferece um grupo de apoio aos pacientes com doenças crônicas, como o colesterol. É preciso estar sempre atento às variações do colesterol, pois ele é um dos desencadeadores dos problemas cardíacos.

De qualquer forma, existem mudanças de hábitos relativamente simples, capazes de equilibrar as taxas, e proporcionar qualidade de vida. Acompanhe:

• Quando o assunto é leite e derivados, troque as versões integrais pelas light. Falando em queijos, opte sempre pelos brancos, quanto mais amarelos, menos indicada a ingestão;

• Abra espaço no seu cardápio para alimentos ricos em ômega 3. Peixes como sardinha, salmão e atum, são excelentes opções;

• Diminua o consumo de carne vermelha, pois ela tem uma quantidade considerável de colesterol, especialmente cortes com mais gordura. Além disso, retire a gordura visível das carnes, isso ajuda a diminuir a quantidade de colesterol em aproximadamente 25%. No caso do frango, sempre retire a pele;

• Substitua os óleos de soja, girassol e milho, pelo de canola e o azeite de oliva;

• Evite ou, melhor ainda, pare de consumir frituras. Elas podem até ser saborosas, mas não trazem nenhum benefício para a saúde e ajudam a subir o colesterol ruim;

• Substitua refrigerantes e sucos industrializados por sucos de frutas naturais;

• Mortadela, salame, salsicha, presunto e carnes gordurosas deve ser evitados ou tirados do cardápio;

• Manteiga, banha de porco, assim como produtos que esses ingredientes em suas bases, devem ser deixados de lado. Também afaste de sua dieta: sorvete, bolachas recheadas, bolos, tortas e fast food;

• Para ajudar no controle do colesterol LDL (ruim) insira na sua dieta, ou consuma com mais frequência: alho, alcachofra, berinjela, cenoura, aveia, soja, vegetais verde-escuros, frutas, castanhas, entre outros;

• Invista em atividades físicas. Fazer exercícios frequentemente faz as pessoas utilizarem suas reservas energéticas, o que ajuda a diminuir a gordura corporal e baixar o colesterol; e

• Lembre-se que, colesterol elevado não apresenta sintomas, por isso é necessário fazer exames preventivos. Consulte sempre seu médico de confiança.

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