Controle O Estresse Através Do Esporte

Controle o estresse através do esporte

O estresse está diretamente ligado ao modo de vida moderno. Engarrafamentos no trânsito, excesso de tecnologia ao nosso redor, medo da violência, a luta pela sobrevivência, entre outras coisas, desgastam os seres humanos. Quando o estresse se incorpora à rotina de vida, são comuns os registros de aumento da pressão sanguínea e frequência cardíaca, e se esse ciclo não for interrompido, o organismo fica limitado e abre espaço para uma série de doenças.

Alguns sintomas de estresse são: cansaço, irritabilidade, desmotivação, perda de apetite, insônia ou sono exagerado, diminuição do desejo sexual e dores generalizadas.

A obesidade também pode ser consequência do estresse. Organismos estressados liberam um hormônio chamado cortisol. Ele deixa as células menos sensíveis à leptina, substância responsável pela saciedade, com isso as pessoas sente mais vontade de ingerir açúcar. Além disso, quando o estresse baixa os níveis de testosterona, pode resultar em maior perda de massa muscular e acúmulo de gordura.

Para desativar os genes que levam ao ganho de peso, e estimular o metabolismo a queimar gordura, o corpo precisa relaxar. Uma forma de conseguir isso, saindo dos quadros de estresse, é investir em atividade física, que devolverá equilíbrio ao organismo.

De modo geral, a atividade física melhora a imunidade do organismo, e o mais importante é que as pessoas realizem exercícios que lhe sejam prazerosos. A frequência ideal é de três a quatro vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Podem ser exercícios aeróbicos ao ar livre, natação, dança ou ciclismo. Também são opção as atividades introspectivas como a ioga, alongamento e o tai chi chuan, que podem levar ao relaxamento durante a prática, já nos aeróbicos essa sensação vem após o exercício. Para quem sente necessidade de uma explosão maior, vale a pena investir em boxe, capoeira e karatê. Tem gente que diz ter mudado de vida, para melhor, depois que começou a socar e chutar um saco de areia. Grupos de alongamento e atividade física estão disponíveis no C.I.P.S. (Centro Integrado de Promoção à Saúde) da Austaclínicas, para os clientes que participam do programa. O Austa acredita que esporte e saúde andam juntos. Por isso incentiva a prática esportiva, contribuindo com o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

O que realmente importa é a produção e liberação de endorfina que os exercícios proporcionam. Trata-se de uma substância natural do corpo humano, capaz de proporcionar uma sensação de relaxamento e prazer. O resultado é: redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, controle do diabetes, melhora na capacidade pulmonar e cardiovascular, fortalecimento muscular e ósseo, melhora da qualidade do sono e dos quadros de obesidade, e diminuição dos níveis de ansiedade e estresse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.