Conheça Um Pouco Mais Do Esporte Na Rússia Com O AUSTA

Conheça um pouco mais do esporte na Rússia com o AUSTA

Pode parecer que o futebol é um dos principais esportes da Rússia, afinal, o país sedia a Copa do Mundo, na qual sua seleção participa da primeira fase com muito entusiasmo. 

Apesar de ter muitos times nacionais (CSKA, Dínamo, Spartak, Lokomotiv…), o nível do Campeonato Russo não é alto. Em Copas do Mundo, a Rússia (e mesmo a URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, da qual fazia parte até 1991) nunca se destacou. O melhor resultado na modalidade foi nas Olimpíadas de 1988, quando venceu o Brasil por 2 a 1 na final, conquistando medalha de ouro.

A paixão do russo é praticada com um taco e um disco, em vez de uma bola. É o hóquei no gelo, que, assim como patinação artística no gelo, faz da Rússia uma potência mundial. Em total de medalhas em Mundiais e em Olimpíadas, a Rússia só fica atrás do Canadá nesses esportes.

Aliás, é notória a hegemonia russa em esportes olímpicos. Recentemente, nos Jogos Olímpicos de 2016, o país foi ouro na ginástica rítmica e seguiu como potência mundial na modalidade, assim como no atletismo. A bela história desta superpotência no atletismo foi manchada com escândalo de doping, o que levou sua delegação a ser excluídas dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Em esportes coletivos, como vôlei, ou individuais, como natação e tênis, a Rússia figura como expoente e produziu atletas admirados em todo o mundo, como Ivan Zaytsev e Aleksandr Savin, no vôlei, Alexander Popov, na natação, e Maria Sharapova e Yevgeny Kafelnikov, no tênis.

Tanto sucesso em tantos esportes diferentes não é por acaso. Atividades físicas fazem parte da vida do russo desde os primeiros anos de vida. Às crianças é oferecida pelas escolas uma superestrutura, com ginásios, quadras e equipamentos esportivos, desde cedo. Mesmo com o termômetro marcando 30 graus negativos no inverno, os russos dispõem de instalações adequadas para estas condições rigorosas. Segundo o governo, 52% da população praticam esportes todos os dias.

Mais do que hóquei, vôlei, natação ou ginástica, o esporte está enraizado na cultura do país sede da Copa do Mundo neste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.