Conheça Um Pouco Mais Da Rússia Com O AUSTA

Conheça um pouco mais da Rússia com o AUSTA

Ao sediar a Copa do Mundo de Futebol, a Rússia nos dará a oportunidade de conhecer – e nos surpreender com – o país que, apesar de ser o maior do mundo e uma das chamadas “superpotências”, ainda tem muito de diferente e deslumbrante.

Conheça um pouco mais da Rússia

A Rússia se espalha por mais de 17 milhões de quilômetros quadrados, onde cabem dois “Brasis”. No entanto, possui cerca de 146 milhões de habitantes, população menor do que a nossa.

Com este território continental, é natural que reúna paisagens completamente díspares, mas de beleza sem igual.

Destinos obrigatórios são a capital, Moscou, e São Petersburgo. Esse roteiro é apelidado de ‘Duas Capitais’.

Moscou

Moscou é a atual capital, mas São Petersburgo também já foi, no período czarista. Moscou é hoje uma cidade global, que hospeda museus e galerias de extrema importância histórica e cultural, não só para o país, mas para o mundo, como a Praça Vermelha, que inclui o Kremlin, as nove cúpulas da coloridíssima Catedral de São Basílio e o Mausoléu de Lênin.

As estações de metrô também atraem os turistas. Foram construídas com a ideia de serem “palácios para o povo”. Por isso, foram decoradas com mosaicos, vitrais, candelabros e esculturas.

São Petersburgo

São Petersburgo é considerada o coração cultural do país, com destaque para a Catedral de Kazan, um dos ícones mais venerados da Rússia, o Palácio de Inverno, residência dos czares russos até o início do comunismo, e o Museu Hermitage, um dos maiores do mundo.

A Igreja do Sangue Derramado é outra opção lindíssima e colorida por fora e mais impressionante ainda por dentro. A Catedral de São Isaac é formada por dois templos lindíssimos e é outra atração que não pode ficar de fora do roteiro.

Transiberiana

Tem-se a dimensão do “continente” Rússia ao viajar de trem pela Transiberiana, a mais longa ferrovia do mundo, com quase 10 mil quilômetros e sete fusos horários. O trem passa por outro monumento turístico russo, o lago Baikal, o mais profundo do mundo, que concentra 20% da água doce descongelada do planeta. Estar à sua margem é experiência única.

Conhecer a Rússia passa também por sua culinária e cultura.

Culinária

Sim! O estrogonofe é um prato tipicamente russo, diferente do arroz, batata palha e carne ou frango abrasileirados. O original, na verdade, são cubos de carne mergulhados em smetana, espécia de creme de creme de leite fresco. O prato é servido normalmente com purê de batatas ou batata assada ou, frita ou até mesmo com massa.

Outros pratos a serem apreciados são o pelmeni, massa que lembra o ravióli, recheado com carne, cogumelos ou queijos, o khinkali, pastéis de massa cozidos, os pirozhki, pequenos pães assados no forno, e o vareniki, pastel cozido originário da Polônia e da Ucrânia.

Cultura

A cultura russa se sobressai em quatro vertentes:

  • Na arquitetura das igrejas cristãs de suas multirreligiões, decoradas com ornamentos e mosaicos;
  • Na arte da dança, representada pelo balé Bolshoi, de Moscou, e do Teatro Mariinsky, de São Petersburgo’;
  • Na literatura de Vladimir Nabokov, Gógol, Turguêniev, Dostoiévski, Tolstói, Tchekhov e Górki; e,
  • Pelo cinema, cujo maior expoente é o cineasta Sergei Eisenstein e sua obra “O Encouraçado Potemkin”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.