Como Prevenir A Hipertensão

Como prevenir a Hipertensão

Os números são alarmantes. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil existem atualmente 17 milhões de hipertensos. Para combater o que já beira uma epidemia, o poder público e a sociedade civil precisam se mobilizar para a conscientização e prevenção da doença, que pode levar a uma série de outros males, e causar mortes. A hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Segundo estudo conjunto da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York, até 2025 o número de hipertensos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, deverá crescer 80%.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia aponta que a hipertensão, ou pressão alta, é quando a pressão arterial, após ser medida por diversas vezes, é igual ou superior a 14 por 9. Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Ela é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassa 130 mmHg e a diastólica (mínima) é inferior a 85 mmHg.

Como cada caso tem suas particularidades, apenas um médico é capaz de fazer o diagnóstico definitivo.

Com o problema diagnosticado é possível tratar, com mudança de hábitos e o uso de remédios. Mas o melhor é mesmo prevenir, para evitar a hipertensão. Pessoas que têm familiares com o problema devem redobrar os cuidados, pois o fator de hereditariedade conta muito nesse caso. Fumantes, sedentários, obesos e pessoas que fazem grande ingestão de álcool, também estão mais propensas a terem quadros de hipertensão.

A USI AUSTA (Unidade de Saúde Integrada), proporciona diversas ações para cuidar ainda mais do cliente AUSTAclínicas. Voltada para a promoção da saúde e prevenção, com seu ambiente planejado e equipe multiprofissional altamente capacitada, proporciona conforto, segurança e resolução eficaz para as necessidades dos usuários.

O +CUIDADO é um programa de gerenciamento de doenças crônicas, dentre elas a hipertensão arterial, que tem como objetivo fazer o monitoramento adequado da doença, promover educação em saúde para estimular o envolvimento do cliente no autocuidado e à adesão ao tratamento. O programa tem duração de 6 meses com encontro semanais. 

Um dos problemas da hipertensão é que, em muitos casos, por ser assintomática, acaba demorando muito para ser diagnosticada. Por isso a importância de exames de rotina, com seu médico de confiança.

 Saiba como se prevenir da hipertensão:

– não fume;

– diminua o consumo de bebidas alcoólicas;

– diminua o consumo de sal. Lembre-se que alimentos industrializados, congelados e temperos prontos trazem grande quantidade do componente. Opte por alimentos naturais e tempere com condimentos naturais;

– mantenha o peso controlado. Além disso, esteja atento a medida da circunferência abdominal que, no homem não deve ultrapassar de 102 centímetros, e na mulher de 88;

– pratique atividade física regular, como caminhadas de 30 minutos de quatro a cinco vezes por semana. Trocar o elevador pela escada também é uma excelente opção;

– controle seu estresse. Todos os problemas têm uma solução, sua saúde é o que realmente importa;

– meça a pressão regularmente, ao menos duas vezes por ano;

– consulte o médico e siga suas orientações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.