Campanha “Diga Não à Desnutrição” é Lançada Em Rio Preto

Campanha “Diga não à desnutrição” é lançada em Rio Preto

Campanha “Diga não à desnutrição hospitalar” é lançada nesta terça-feira (22), no Hospital AUSTA, em Rio Preto. O foco da campanha é alertar os profissionais dos hospitais desde o diagnóstico precoce da desnutrição até o tratamento. No país um em cada três pacientes internados em instituições de saúde sofre com a desnutrição.

Há quatro anos o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do AUSTA já avalia o risco de desnutrição nos pacientes, estratificando os níveis de assistência e traçando indicadores detalhados para compará-los mês a mês e tomar as ações necessárias. “Participar desta campanha é muito importante porque nos dará a oportunidade de aprimorar ainda mais as nossas ações e conscientizar os profissionais da nossa instituição da gravidade da desnutrição hospitalar”, afirma o médico cardiologista Mário Jabur Filho, diretor presidente do Grupo AUSTA.

A taxa de desnutrição no Brasil varia entre 20 e 60% em adultos hospitalizados, sendo que durante a hospitalização esta condição pode piorar progressivamente, principalmente em idosos e pacientes críticos. “A nutrição é fundamental no tratamento, junto com o tratamento clínico é quem vai dar sustentação ao sucesso desse tratamento. Os estudos científicos mostram o quanto é importante a gente prevenir a desnutrição e também tratar, porque a gente já recebe  muitos pacientes já desnutridos no hospital”, disse Juliana Fagali, nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética.

Ao adotar a campanha, o hospital irá disseminar, em todas as áreas, a existência deste problema de saúde pública para que atuem de forma a reduzir cada vez mais os casos de desnutrição hospitalar. “Desnutrição no Brasil é um problema de saúde pública e essa população num determinado momento vem pro hospital, então enquanto hospital, nós temos que ter essa preocupação de não colaborar com a progressão dessa destruição”, destacou Maristela Maricato de Souza, gerente assistencial do AUSTA.

Além do hospital rio-pretense, a campanha também conta com o apoio de algumas grandes instituições de saúde do país, como Hospital Albert Einsten e Hospital do Coração, de São Paulo, o Hospital Mater Dei, de Belo Horizonte, e o Hospital de Brasília, entre outros.

Por Priscila CARVALHO em http://dhojeinterior.com.br/campanha-visa-diminuir-incidencia-de-desnutricao-hospitalar/

Confira matéria no Diário da Região: https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2018/05/cidades/saude/1107519-combate-a-desnutricao-hospitalar.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.