CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

Todo dia é dia de higienizar as mãos

Compartilhar

Para ler este texto, você usou as mãos. Ligou o computador ou pegou o celular, o tablete, correu os dedos para desbloquear e clicou.

Você já pensou quantas vezes usa as mãos ao longo do dia?

A todo instante, usamos as mãos que, inevitavelmente, estão em contato com objetos contaminados. Por isso, sempre que levamos as mãos à boca, nariz ou olhos sem higienizá-las, corremos o risco de desenvolver ou transmitir vírus e bactérias e até ficarmos doentes.

Agora você entende por que lavar, higienizar as mãos é tão importante para a nossa e a saúde de todos?

É por isso que para o AUSTA este 5 de maio, Dia Mundial da Higienização das Mãos, é uma das datas mais importantes do ano.

A higienização das mãos é uma ação simples e efetiva na prevenção e controle da infecção hospitalar, ressalta a OMS – Organização Mundial da Saúde.

No AUSTA hospital, todos os dias, a todo momento, em todos os lugares, seus profissionais são lembrados para higienizar as mãos.

É um ato simples mas extremamente eficaz para a promoção, segurança e cuidado da saúde dos pacientes, dos próprios profissionais e de todos que circulam pelo hospital.

Ao higienizar as mãos, a pessoa consegue eliminar as bactérias transitórias, reduzindo assim o risco de levar microrganismos de um paciente ao outro ou de um paciente ao ambiente e do ambiente ao paciente.

Campanha no AUSTA

O Hospital realiza uma campanha com ações que contemplam as boas práticas na prevenção e controle de infecção hospitalar.

A campanha, cujo tema em 2019 é “Cuidado limpo para todos está em suas mãos”, já vem sendo realizada desde o início do ano, envolvendo sempre seus profissionais, pacientes e acompanhantes.

Nas últimas semanas, o AUSTA convidou 40 pacientes para receberem orientações sobre o Dia Mundial de Higienização das Mãos e a importância deste ato.

Como demonstração de que entenderam a mensagem, cada paciente registrou o formato da mão numa almofada.

E, para comemorar o Dia Mundial, o AUSTA promove, de 6 a 10 de maio, a exposição das 40 almofadas na recepção principal do Hospital. Após o evento, a instituição irá presentear os pacientes com as almofadas.

No mês de maio, o hospital também distribuirá folders nos quais orienta sobre a maneira correta de higienizar as mãos e os benefícios deste ato à saúde de todos.

Para seus profissionais, o AUSTA concentra algumas ações importantes nestes próximos meses.

Aos colaboradores de diversos setores, está sendo exibido o vídeo “Por que Você Higieniza as Mãos?”, um convite para que cada profissional reflita sobre como age para promover a sua segurança, a dos pacientes e de todos que convivem no dia a dia da instituição.

De 9 a 13 de maio, será realizada também uma capacitação dos colaboradores para aprimorarem-se na técnica de higienização das mãos.

Outros eventos estão previstos para o segundo semestre do ano.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *