CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

Grupo AUSTA participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019

Compartilhar

A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019 será celebrada de 1º a 7 de agosto e, como em todos os anos, conta com a participação intensa do Grupo AUSTA e dos colaboradores de suas empresas.

É uma campanha da Aliança Mundial Para Ação em Aleitamento Materno (WABA), que reúne organizações internacionais e referências na área de cerca de 150 países. O objetivo da campanha é incentivar e difundir o aleitamento materno como o alicerce de uma boa saúde não só na infância, mas ao longo da vida. 

No dia 3 de agosto, colaboradores do AUSTA participam da caminhada em prol do aleitamento materno, a partir das 9h, na Represa Municipal de Rio Preto, culminando com o “mamaço” e a apresentação do grupo “As Walkirias”.

O Grupo estenderá as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno e promoverá, em parceria com o Banco de Leite Humano de São José do Rio Preto, a oficina de Manejo em Aleitamento Materno. Será realizada no dia 13 de agosto (terça-feira), das 14h às 17h, no Auditório do AUSTA, situado no térreo do Medical Center (rua Dr. Antônio Bahia Monteiro, 465 – bairro Mansur Daud), ao lado do AUSTA hospital. A oficina é voltada para o os profissionais de saúde do AUSTA e graduandos da UNIP (Universidade Paulista). As inscrições são feitas pelo link https://forms.gle/eEYNrP6fKQQ9NUVG9.

 A Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa de Rio Preto e o Hospital da Criança e Maternidade, também realizarão esta oficina para seus profissionais e estudantes de faculdades da cidade.

Aleitamento: fundamental para saúde do bebê e da mãe

Como uma das principais instituições de saúde de Rio Preto e região, o Grupo AUSTA empenha-se e participa ativamente da Semana Mundial de Aleitamento Materno porque seus médicos e demais profissionais têm consciência de que o leite materno é imprescindível para o bebê, é insubstituível.

“Devemos incentivar o aleitamento sempre, pois o leite fornece todos os componentes nutricionais que o bebê precisa e funciona como a primeira vacina”, ressalta a enfermeira Helid Svazate Silva, da Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica do AUSTA hospital.

Incentivo ao aleitamento é prática diária no AUSTA

Enquanto está internada no AUSTA, a mãe e seu acompanhante recebem uma atenção especial da equipe multidisciplinar e orientações sobre a importância da amamentação, pega correta, intervalos entre as mamadas, posicionamento correto do bebê, cuidados com a mama, entre outras informações importantes, através da abordagem dos profissionais do hospital e entrega de folders. 

“O leite materno é um alimento materno completo, e o bebê não precisa de água, leite ou suco enquanto se alimenta do leite materno. Ele previne diarreia, otite e enterocolite, entre outras doenças, além de reduzir a incidência de obesidade, hipertensão e diabetes na vida futura. Ajuda também a prevenir câncer de ovário e de mama na mãe”, explica Helid.

Além de todos estes benefícios à saúde e bem estar de ambos, a amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Banco de Leite de Rio Preto

O AUSTA hospital mantém um relacionamento estreito com o Banco de Leite de Rio Preto, pois este desempenha papel fundamental para a saúde das mães e bebês.

A equipe de enfermagem orienta as mães de bebês prematuros a irem ao banco de leite para retirar seu precioso alimento que será enviado ao hospital para nutrir seus filhos, enquanto estão internados.

O AUSTA hospital também sempre está incentivando as mães, além de amamentarem seus filhos, terem um excedente de leite a doá-lo. “A parceria com o AUSTA hospital é muito importante. Sua equipe faz um trabalho importantíssimo conscientizando as mães e pais sobre a importância da amamentação e as encaminhando para nós”, afirma Priscila Celina Bonomo Theodoro, gerente do Banco de Leite de Rio Preto.

Toda sexta-feira, das 13h30 às 15h, a Unidade Móvel do Banco de Leite permanece no AUSTA hospital para captar o leite materno e reforçar a mensagem transmitida pelos profissionais da instituição que envolve a doação e a amamentação.

Banco de Leite Humano de Rio Preto

Endereço: Avenida dos Estudantes, 1886 – Jardim Aeroporto

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Telefone: (17) 3214 3422

E-mail: sms.bancodeleite@riopreto.sp.gov.br

 

Tags:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *