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Saiba como preparar uma merenda escolar saudável

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As aulas voltaram, e a merenda escolar passa a integrar a alimentação diária das crianças. Importante, portanto, pensar com carinho no cardápio oferecido ao filho, ao neto.

Afinal, a alimentação saudável na infância é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo, ajudando na aprendizagem, concentração e disposição para as atividades diárias.

A longo prazo, ela previne doenças crônicas na fase adulta, ou seja, hábitos saudáveis desde cedo garantem um futuro com mais qualidade de vida!

A seguir, a nutricionista Ana Luiza Godinho Aranjues, do Serviço de Nutrição e Dietética do AUSTA hospital, oferece abaixo importantes orientações sobre a criança ter uma merenda escolar saudável.

Quais alimentos fazem bem e quais fazem mal à criança?

A grande maioria dos alimentos pode ser consumida, desde que com moderação. Alimentos industrializados e açúcar devem ser evitados antes dos dois anos de idade. Deve-se dar preferência a alimentos in natura e, quanto mais variada a alimentação, melhor. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é consumirmos 5 porções de hortaliças, legumes e frutas por dia, sendo o tamanho da porção variável, de acordo com a idade da criança. Quanto menos fast food, salgadinhos, frituras e doces, melhor.

Quais alimentos são apropriados para merenda escolar?

Depende do horário que a criança está na escola. Geralmente, para o intervalo entre as principais refeições (meio da manhã e da tarde), as crianças devem comer frutas, de preferência in natura, leite ou derivados, pães ou biscoitos, de preferência integrais. Evitar salgadinhos de pacotes, salgados fritos, sucos de caixinha industrializados com açúcar, bolachas recheadas e doces.

Quais legumes e verduras são imprescindíveis para o bom desenvolvimento da criança?

Todos. O importante é variar diariamente os tipos de legumes e verduras, e sempre frescos. Ter um prato colorido significa ingerir mais variedade de nutrientes. Se a criança resiste a estes alimentos, use a imaginação para montar o prato, variar a maneira de preparo.

Com que frequência crianças devem ingerir líquidos, água sobretudo?

A quantidade varia de acordo com a estação do ano, idade, atividade física e alimentação da criança. Variando de 800 mililitros para bebês até mais de 3 litros para adolescentes, por dia. Sempre dar preferência para água, mas sucos naturais e água de coco também são bem-vindos. Crianças menores de 2 anos não devem ingerir sucos de frutas, mas sim água e ingerir frutas in natura.

Como fazer para estimular a criança a comer alimentos saudáveis?

Ensinar à criança desde cedo o quanto os alimentos saudáveis lhe fazem bem, e os pais ou responsáveis devem dar o exemplo também comendo diariamente. Fazer pratos coloridos, utilizando a imaginação. Variar as preparações dos alimentos, pois, às vezes, a criança não aceita o alimento de uma forma, mas aceita de outra. Sempre oferecer novos alimentos. Uma boa dica também é deixar a criança participar do preparo da refeição. Leve-a ao supermercado, apresente as características dos grupos de alimentos, ensine onde e como escolher os melhores e, quando possível.

Nutricionista Ana Luiza Godinho Aranjues

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