CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

Tags:

O que é Endometriose? Com a Dra. Cláudia Risso

Compartilhar

O que é endometriose?

Endometriose é quando nós localizamos a implantação no endométrio em local não próprio dele como, em ovários, parede intestinal, intestino, bexiga, a cavidade da pelve e a região posterior da vagina.

E o que é o endométrio?

Endométrio é uma pele, uma camada que reveste o interior do útero que é ele que cresce que a mulher quando ela menstrua, ele que ela elimina, esse é o endométrio e também existe a endometriose localizada na parede uterina que nós chamamos de adenomiose.

Quais os sintomas da endometriose?

Dor pélvica é o sintoma mais comum do quadro clínico da endometriose, está relacionada a dor porque quando a mulher menstrua, ela tem um sangramento menstrual e também um sangramento dentro da pelve relacionado aos focos de endometriose.

Como eu já falei, isso gera um processo inflamatório intenso, então a dor no período menstrual é muito intensa, normalmente, mas pode persistir todo o mês.

Então pode ser uma dor pélvica crônica, que também pode acarretar uma dor no ato sexual, quando a paciente está tendo o ato sexual e ter uma tem uma dor no fundo da barriga, também relacionada a essas alterações inflamatórias que endometriose pode causar.

Outro sintoma menos comum é o sangramento cíclico na urina, quando a mulher menstrua, ela também pode ter sangramento ao urinar ou então nas fezes. Isso pode nos levar a suspeita de acometimento de bexiga ou intestino, e ainda há algumas pacientes que podem não ter sintomas nenhum.

É importante a investigação da endometriose quando o quadro clínico da paciente leva uma suspeita da doença, mesmo não tendo sintomas. Um exemplo, é o quadro de talvez algumas mulheres que não conseguem engravidar, a endometriose tem que ser investigada.

Como é diagnosticada a endometriose e qual o tratamento?

O diagnóstico da endometriose é realizado pelo médico ginecologista que, quando necessário, solicita ultrassom e/ou ressonância magnética.

Tendo diagnosticada endometriose, vamos iniciar o tratamento com pílula anticoncepcional ou outro anticoncepcional hormonal, que vai suspender a menstruação da paciente, essa é a principal finalidade para que ela melhore os seus sintomas e já inicie um tratamento.

Há também o tratamento cirúrgico no qual a videolaparoscopia atualmente é mais utilizada e melhor indicada.

Outras informações sobre prevenção de saúde, você encontra em nosso blog: https://austa.com.br/blog

Tags:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *