CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

Novembro Azul: Grupo AUSTA realiza campanha contra o câncer de próstata

“Homem, agora é a sua vez de olhar para você. Previna-se contra o câncer.” Com este tema, o Grupo AUSTA inicia a sua campanha Novembro Azul 2020, buscando conscientizar e convidando os homens para que cuidem de sua saúde.

Este “mês azul” a princípio teve como foco a prevenção do câncer de próstata por ser o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que quase 66 mil homens terão câncer de próstata este ano e que haja mais de 15,5 mil mortes.

A campanha do AUSTA, no entanto, vai além e visa conscientizar os homens para que voltem o olhar para si.

O câncer de próstata, especificamente é, mais do que qualquer outro tipo, associado à terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do paciente.

Preconceito – o maior inimigo

Infelizmente, por preconceito, muitos homens ainda deixam de fazer o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença.
No Brasil, um entre cada quatro homens não faz o exame médico necessário para detectar a doença.

Mesmo com tantas campanhas de prevenção, o mito de que o exame afeta a masculinidade ainda permeia a mente do público masculino. Mas superar o preconceito e fazer o exame passa a ter muito mais valor quando o que está em jogo é a saúde e a qualidade de vida.

Câncer pode crescer rapidamente

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Felizmente, a maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³, que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Como o câncer da próstata cresce devagar, a sua detecção precoce abre uma janela muito boa para a recuperação do paciente. Se o tratamento acontecer em sua fase inicial, as chances de cura são muito maiores. E hoje há muitos tipos de tratamento como a radioterapia, a quimioterapia e outros que estão surgindo. Mas se o diagnóstico for muito tardio as chances de recuperação são muito pequenas.

Saiba o que é a próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Fontes: Site do Governo do Estado de São Paulo, Instituto do Câncer (Inca) e Ministério da Saúde.

Tags:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content