CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

Médico urologista e AUSTA se unem para ação social de prevenção

Compartilhar

Sob a coordenação do médico urologista Glauco Veloso Rodarte de Melo, do corpo clínico do AUSTA, o Grupo realizou no final de março, uma importante ação de prevenção ao câncer de próstata em 40 pessoas atendidas pelo Instituto dos Cegos Trabalhadores de Rio Preto.

“Por ter um filho deficiente visual, tenho contato com o Instituto e constatei que os homens jamais haviam realizado o exame preventivo. Convidei o AUSTA que aderiu imediatamente a esta ação”, conta o urologista.

O Grupo AUSTA participa de iniciativas como esta por ter consciência de sua responsabilidade enquanto instituição referência na área de Saúde e, como tal, promover o bem estar da comunidade.

Profissionais do laboratório do AUSTA hospital realizaram nos jovens, adultos e idosos cegos o exame de PSA, sigla em inglês para antígeno prostático específico, que tem por objetivo auxiliar o médico urologista na detecção, precoce ou não, do câncer de próstata e de outras doenças, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

A fisioterapeuta Regiane Pires, especialista em orientação e mobilidade no Instituto dos Cegos, destacou a importância desta ação para a instituição. “É a primeira vez que uma iniciativa desta acontece no instituto. Graças ao Dr. Glauco e demais profissionais do AUSTA, todos os homens puderam se prevenir e terão consciência sobre a importância de fazer este exame regularmente”, afirmou Regiane.

Um dos 40 beneficiados foi o professor de música Nei Cândido dos Santos. Há um ano sendo atendido pelo Instituto, Nei conta que não titubeou a aceitar coletar o sangue, pois admitiu ser difícil para os cegos ter acesso ao exame. “Para alguns, que não possuem tanta mobilidade, é realmente complicado ir a um centro médico para fazer o exame. Com essa ação, fica mais prático para nós, que já estamos acostumados a vir aqui, além do tempo de espera, bem menor, se comparado ao do SUS”, disse o professor de música.

 

 

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *