CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

Férias: saiba os benefícios que ela traz à saúde e os cuidados para aproveitá-la ao máximo

O início do ano é o momento predileto pela maioria das pessoas para as férias, principalmente, para aproveitar a pausa nas atividades escolares e curtir o descanso com os filhos.

Dar uma pausa é fundamental, afinal, é natural que o cansaço se acumule após meses de trabalho e das atividades estressantes da rotina diária. 

Desgastes

Fadiga e estresse são os ingredientes perfeitos para aumentar a chance de problemas, tanto emocionais quanto físicos. É natural, por exemplo, que as relações com colegas de trabalho, familiares e amigos possam até se desgastar. 

O esgotamento leva ao desequilíbrio, que pode provocar distúrbios endocrinológicos, circulatórios, mentais e emocionais. 

O organismo, portanto, precisa de tempo para processar as experiências, renovar-se e se readaptar as situações que demandam esforço, seja no campo físico ou psicológico. 

Descanso e produtividade

Uns bons dias de descanso são fundamentais para você ter um tempo maior para si. Com certeza, ao voltar ao trabalho e ao dia a dia, você estará mais feliz e com novas energias para se concentrar e ser mais produtivo e eficiente no trabalho.

São inúmeros os benefícios das férias. A atividade mental desacelera, a pressão arterial diminui, o humor melhora, energia e disposição retornam, além da melhoria na qualidade do sono, o que proporciona uma sensação de bem-estar muito agradável.

Cuidados para ter as melhores férias 

Curta bem as férias, como você merece, mas é bom tomar alguns cuidados, sobretudo com a saúde e a alimentação. 

Manter os hábitos alimentares, escolher bem onde e o que comer e dormir já são um bom começo para evitar problemas.

Abaixo, algumas orientações para você desfrutar bem seu descanso merecido:

  • tenha uma alimentação regular e balanceada, com diversidade de alimentos para repor os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo;
  • ao fazer um lanche numa barraquinha ou ambulante, certifique-se de que as condições de higiene e o manuseio dos alimentos são corretos; 
  • evite exagerar no consumo de álcool. Num dia, o ideal são, no máximo, 30 mililitros (ml) de bebida destilada ou uma taça pequena de vinho ou uma lata de cerveja (300ml); 
  • pratique atividade física regular, que permite o reequilíbrio hormonal, inclusive do hormônio liberado em períodos de estresse, o cortisol, e libera a serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar;
  • realize atividades que lhe proporcionem a sensação de bem-estar, como um passeio, assistir a um filme, encontrar alguém querido, ler um livro, entre outras;
  • use protetor solar com fator de proteção (FPS) 15, no mínimo, a cada três horas. Muitos ambientes na sombra refletem os raios ultravioletas. Por isso, mesmo que a pele não sofra com as queimaduras, há o risco de envelhecimento precoce.

 

Ótimas férias!

Fontes: Recursos Humanos do Grupo AUSTA e site Minha Vida.

Tags:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content