CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

Exames preventivos masculinos

Compartilhar

A PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) de 2016 apontou que, as mulheres brasileiras vão ao médico mais do que os homens. Constatou-se que entre o público consultado, 78% delas e 63,9% deles, haviam visitado o médico no último ano.

Muito se fala sobre os homens irem ao médico apenas quando são, praticamente, levados por suas mulheres.

Assim sendo, talvez eles se tornem adultos mais preocupados com a própria saúde caso, desde pequenos, sejam incentivados pelas mães, a irem ao médico.

Depois do acompanhamento pediátrico, que se inicia logo após o nascimento e segue durante os primeiros anos de vida, chega a fase da puberdade, em que há o início da elevação do hormônio masculino testosterona, sendo indicado um acompanhamento médico para saber se está tudo bem.

Já na fase adulta devem ser feitos os check-ups de rotina, e acompanhamentos específicos diante de cada caso em particular.

O AUSTA promove, durante todo o ano, ações que buscam conscientizar os homens sobre a importância de investir em saúde e qualidade de vida, especialmente no mês de novembro, com atividades focadas no Novembro Azul.

De maneira geral, os homens devem fazer os seguintes exames preventivos:

  • Próstata: fundamental para o diagnóstico de câncer de próstata deve entrar na rotina masculina após os 40 anos. É feito pelo toque retal, onde o médico verifica o tamanho da glândula. Geralmente é acompanhado pelo PSA, exame de sangue que mede as substâncias produzidas por células da próstata, cuja elevação pode significar problemas.
  • Colonoscopia: para o diagnostico de câncer no reto ou intestino grosso, entra na rotina masculina após os 50 anos. Um tubo ótico filma e analisa toda a mucosa intestinal, verificando se há alterações ou feridas.
  • Autoexame testicular: é feito pelo próprio homem, durante o banho, com o apalpar dos testículos para ter certeza de que não já alterações. Deve fazer parte da rotina do homem após a puberdade, sendo útil para o diagnóstico de câncer no testículo.
  • Exames de sangue: fazem parte do check-up onde se verifica taxas de glicose, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico e creatinina, além do hemograma completo. Deve ser feito anualmente, a partir dos 20 anos, ou de acordo com a orientação do médico.
  • Exame de urina: também compõem o check-up. Importante para diagnóstico de problemas renais.
  • Exames cardiovasculares: aferição da pressão arterial, teste ergométrico, ecocardiograma e ultrassom do coração. Detecta doenças cardíacas e devem entrar na rotina a partir dos 40 anos, ou conforme a orientação do seu médico.

Destacamos que todos os exames são adequados às particularidades de cada pessoa.

3030Não se esqueça que, todo problema de saúde, quanto antes for diagnosticado, antes poderá ser iniciado o tratamento e os resultados são sempre mais positivos.

Procure sempre um especialista e faça exames preventivos. 

Tags:

Talvez Você Também Goste

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *