CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

Tags:

Diabetes – Dr. Lucas Motta Fernandes

Compartilhar

Os fatores de risco para a diabetes, estão muito relacionados com os hábitos de vida e a obesidade é um fator de risco importante, porque o pâncreas que produz a insulina é o que joga o açúcar do sangue para dentro do corpo.

Ele tem uma quantidade de “corpo para jogar”, então se o peso da pessoa for menor, ele tem que produzir uma quantidade menor de insulina, se o peso da pessoa for maior, ele tem que produzir uma quantidade maior de insulina, então quanto maior for a pessoa, maior o peso da pessoa, mais o pâncreas tem que trabalhar.

Quanto mais o pâncreas, como qualquer máquina, precisa trabalhar, maior a chance dele falhar e de você ter a diabetes.

Então a obesidade é um fator de risco importante, inatividade física, não dormir bem, stress. Mas os principais são alimentação, obesidade e falta de atividade física.

O diabetes, principalmente no adulto e no idoso, é uma doença que começa silenciosa, ela não dá muitos sintomas e o diagnóstico basicamente é feito por exames laboratoriais em checapes de rotina, que é importante o paciente fazer.

A hora que o diabetes começa a dar sintomas, ele vai dar sintomas como excesso de urinação, muita sede, emagrecimento, perda de peso que já são sinais de falência pancreática.

Estes são sintomas do diabetes, e a pessoa pode ter como sintoma inicial de um diabetes que ela não fez o diagnóstico já um evento em órgão alvo, um infarto, um AVC e uma alteração de função renal.

A base do tratamento de diabetes, é uma alimentação saudável, exercício físico e perda de peso. Essa é a base do tratamento de diabetes e é a parte mais importante e mais difícil de ser feita, porque depende muito do paciente.

E na parte medicamentosa, hoje a gente está com grandes avanços no tratamento do diabetes, com várias medicações novas para a gente usar e várias medicações por via oral.

Se comparar com 15 anos atrás, as medicações estão muito mais avançadas nesse sentido, mas, mesmo assim, às vezes não dá para tratar só com medicação via oral e a é necessário usar insulina.

Tem que tirar esse mito da insulina de que, “a insulina é uma coisa ruim”, a insulina é uma droga excelente que salva muitas vidas todos os dias, precisa ser usada e tem que ser bem indicada.

Tags:

Talvez Você Também Goste

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *