CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

Colesterol alto: saiba como se prevenir deste mal

Compartilhar

Quatro em cada dez brasileiros adultos têm níveis de colesterol elevado, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

São 60 milhões de brasileiros (40% da população) que apresentam colesterol acima do normal, correndo vários riscos.

O colesterol elevado no sangue é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e acidente vascular cerebral, um importante fator de risco de morte.

Estes números são suficientes para termos a noção do quanto é importante este 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Prevenção é fundamental para evitar colesterol alto

Mas, infelizmente, não é o que o brasileiro faz. O estudo da SBC revela que 11% dos adultos nunca realizou o exame de colesterol e quase 70% só o fez após os 45 anos de idade.

Males causados pelo colesterol alto

Além das doenças cardiovasculares, entre as complicações causadas pelo colesterol alto está a aterosclerose, um acúmulo de placas de gorduras nas artérias que impede a passagem do sangue e pode causar problemas cardíacos, como infarto, e acidente vascular cerebral.

Em adultos, o excesso de colesterol no sangue está associado normalmente à obesidade, alimentação inadequada e falta de exercícios físicos. Um dos motivos da alteração dos níveis de colesterol é o consumo excessivo de gordura saturadas e gordura trans, presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados do leite, além de produtos ultraprocessados como biscoitos, margarina, salgadinhos de pacote, comidas congeladas, bolos prontos e sorvete.

Mesmo quem não costuma comer muitos alimentos industrializados e gordurosos pode ter problemas com o colesterol. Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas de hábitos saudáveis.

Como se prevenir do colesterol alto

Para manter o colesterol controlado e a saúde em dia, consulte-se regularmente com o médico, tenha uma alimentação adequada e saudável e pratique exercícios físicos.

O que é o colesterol?

O colesterol pode ser considerado um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo organismo, que desempenha funções essenciais como a produção de hormônio. Nosso sangue é composto por dois tipos de colesterol: o LDL, que é conhecido como ruim por entrar nas artérias, provocando seu entupimento; e o HDL, conhecido como bom, por retirar o excesso de colesterol das artérias, impedindo seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Saiba mais sobre cada um destes tipos

LDL colesterol

Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL-c) – responsáveis pelo transporte de colesterol (produzido pelo fígado) para as células, onde serão utilizadas. Se existir excesso de LDL-c na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Por isso o LDL-c é chamada de “mau” colesterol.

HDL colesterol

Lipoproteínas de Alta Densidade (HDL-c) – responsáveis por retirar o excesso de colesterol da circulação, levando-o de volta para o fígado. Por tal eficiência ele é considerado como “bom” colesterol. A função do HDL-c é carregar o colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado. O fígado, então, remove essa gordura do organismo. O fígado pode excretar ou reutilizar estas HDL-c.

 

Fontes: Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Cardiologia.

 

Tags:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *