CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

Circuito AUSTA de Saúde estreia com talk show sobre transtornos psiquiátricos

Compartilhar

O Circuito AUSTA de Saúde, iniciativa inédita do Grupo, criada para ajudar e estimular pessoas a melhorar a qualidade de vida, teve sua primeira atividade na noite desta quinta-feira (28 de março), com absoluto sucesso.

A convite do Colégio Pártenon, o AUSTA realizou talk show sobre “Transtorno do Pânico, Ansiedade e Depressão” para alunos, pais e demais familiares, reunindo na escola em torno de 350 pessoas.

O objetivo do Circuito é proporcionar maior acesso a informações para prevenção de doenças e estimular a prática de atividades saudáveis. Estas informações são disseminadas em bate-papos com médicos e demais profissionais de saúde, como este no colégio, e eventos de exercícios físicos, equilíbrio mental e conscientização, como caminhadas e atividades em praças, entre outros.

A diretora do Colégio Pártenon, Josiane Martins, agradeceu ao Grupo AUSTA pela parceria na promoção do talk show. “É importante dar aos pais essa oportunidade. Por outro lado, nós, do colégio, também só temos a ganhar com essa experiência.”

O clínico geral, nefrologista e intensivista Ronaldo Gonçalves, coordenador da USI AUSTA, Unidade de Saúde Integrada, conduziu o talk show com os psiquiatras Mayra Folgosi Ricci e Elton Alonso Pompeu e a psicóloga Mirele Gilioti Passarini.

Ao iniciar, Dr. Ronaldo justificou o tema. “O índice de depressão entre jovens e adolescentes tem aumentado no Brasil de uma forma muito rápida. Por isso este bate-papo ser tão importante.”

Entre as muitas informações valiosas transmitidas pelos palestrantes nas duas horas de talk show, Dra. Mayra ressaltou aos pais e responsáveis ser fundamental que conheçam estas doenças psiquiátricas e seus principais sintomas e conversar com crianças e jovens sobre isso. “A simples conversa é de extrema importância, sobretudo nos dias atuais, quando a comunicação é cada vez mais escassa”, afirmou a psiquiatra.

A plateia aplaudiu a iniciativa e a proposta do Circuito AUSTA de Saúde. Aline Dantielli Putti Sgotti, madrinha da aluna Yasmin Maria Sgotti Rodrigues, de 13 anos, conta que decidiu participar tão logo soube do tema e do formato. “A gente se depara com cada notícia pelo mundo, e acaba se perguntando: ‘Onde eu estou errando?’. Tenho dois filhos e a Yasmin como afilhada, cuja educação e saúde dependem muito de mim”.

Yasmin mostrou que os problemas psiquiátricos estão presentes, praticamente, na vida de todos, ao dizer: “Eu me preocupo com as dores de amigos e vejo como se fossem minha. Aprendi bastante aqui hoje”.

Após falarem e trocarem informações, os quatro profissionais do AUSTA abriram espaço para perguntas da plateia. Carla Elisa de Melo, mãe de uma aluna de 12 anos do colégio, foi umas das pessoas que compartilharam opinião durante o bate-papo. “Acho que os pais têm que perceber as atitudes dos filhos e a escola precisa fazer essa ponte para auxiliá-los. Um talk show desse tipo esclarece bastante.”

Dr. Ronaldo encerrou com uma reflexão. “Sempre digo ao meu filho: ‘Ninguém gosta mais de você do que sua mãe e eu’.”

 

Tags:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *