CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

AUSTAclínicas participa de simulação de acidente de avião

Compartilhar

O Aeroporto de Rio Preto viveu, na manhã desta quinta-feira (29 de novembro), um dia de muita agitação e tensão devido a um acidente com um avião. Felizmente, não foi de verdade, mas uma grande simulação realizada pelo Corpo de Bombeiros e o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), com a participação da AUSTAclínicas, outras instituições de saúde, Defesa Civil, SAMU e Guarda Civil Municipal.

Durante três horas, centenas de profissionais mobilizaram-se em torno do acidente de uma aeronave com 50 passageiros. O AUSTA esteve presente à esta gigantesca operação com uma UTI móvel, ambulância de suporte avançado, enfermeiro e socorrista.

Coube ao enfermeiro Enos Alves Brito, coordenador do Resgate AUSTAclínicas, um papel de liderança na simulação. Profissional bastante experiente em atendimentos de emergência, Enos coordenou os profissionais das instituições de saúde no importante processo de triagem das vítimas do acidente aéreo.

“Devemos ser muito rápidos no atendimento e avaliação dos passageiros e, ao mesmo tempo, realizando com precisão e critério a avaliação das condições de saúde de cada uma”, explicou Enos.

Sob a orientação do enfermeiro, os profissionais de saúde avaliaram os sinais vitais, a extensão de ferimentos e queimaduras para dar o encaminhamento correto e eficaz a cada uma das vítimas.
Enos explica que as ações adotadas no aeroporto seguiram o Protocolo Assistencial Multidisciplinar de Abordagem ao Paciente Politraumatizado, conhecido mundialmente como ATLS, sigla para Advanced Trauma Life Suport.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *