CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

AUSTA destaca importância da amamentação em campanha para população

Compartilhar

Neste dia 1º, inicia-se o “Agosto Dourado”, mês dedicado à chamar a atenção para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. E, dos dias 1 a 7, acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno – a #SMAM2020, cujo tema é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”.

O AUSTA apoia e participa ativamente do Agosto Dourado com uma série de ações voltadas aos cerca de 1.000 colaboradores do Grupo e para a população também.

No Blog do AUSTA, escolas, instituições de educação e a comunidade em geral poderão baixar uma cartilha com orientações e informações sobre o aleitamento materno e sua importância para a mãe e o bebê.

Estas informações também estarão em podcast e folhetos digitais disponíveis no Facebook, Instagram e site do AUSTA.

O Grupo também vai exibir em suas redes sociais um vídeo da Organização Mundial de Saúde que alerta para cuidados que a mãe deve ter ao amamentar, durante a pandemia.

Cartilha Aleitamento Materno – Clique aqui para acessar e baixar

TV AUSTA Aleitamento em tempos de Pandemia – Clique aqui para acessar 

Podcast Importância da Amamentação – Clique aqui para ouvir e baixar

O Agosto Dourado estará presente também no hospital, na operadora AUSTAclínicas e em todas as unidades do Grupo para sensibilizar seus colaboradores, através de cartazes, folhetos e dos canais de comunicação digital.

Outra importante iniciativa do Grupo é a parceria na live que abordará o tema “Amamentação em tempos de Covid-19”, apresentada pela enfermeira Fernanda Calegari, do Bloco Materno Infantil, do AUSTA hospital.

A live irá ao ar no dia 6 de agosto às 20 horas, no instagram @anjosdocuidar, nome da empresa de home care pertencente à Fernanda. Enfermeira, com mestrado em Ciências da Saúde Materno Infantil, ela vai falar sobre a Semana Mundial e os cuidados que mãe deve ter ao amamentar, durante a pandemia do novo coronavírus.

Amamentação – laço afetivo entre mãe e filho

A amamentação é um dos momentos mais importantes para aumentar o laço afetivo entre mãe e filho, com grandes vantagens para ambos.

O leite materno dado ao bebê após o parto faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários.

Para a criança, há benefícios também. Protege contra doenças, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala, proporciona melhor desenvolvimento e crescimento, além de ser um alimento completo, dispensando água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê.

Leite materno – alimento completo

O leite materno é o alimento mais completo que um bebê pode receber desde o seu nascimento. Afinal, mesmo nos partos cirúrgicos (cesárea), ele deve sugar na primeira hora de vida para acelerar a descida do leite, receber as defesas da mãe e fortalecer o vínculo entre os dois.  

Estudos relacionam a amamentação exclusiva até os 6 meses do bebê com o aumento da sua inteligência, situação financeira no futuro, e a prevenção de várias doenças, inclusive a leucemia.

Amamentação traz benefícios para o bebê e a mãe

  • Maior contato com a mãe.
  • Melhora a digestão e minimiza as cólicas.
  • Desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação.
  • Reduz o risco de doenças alérgicas.
  • Diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma.
  • Estimula e fortalece a arcada dentária.
  • Previne contra doenças contagiosas, como a diarreia.

Fontes: Sociedade Brasileira de Pediatria, Rede Global de Bancos de Leite Humano e site www.aleitamento.com

 

 

Tags:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *