CARREGANDO

Digite uma Pesquisa

AUSTA hospital realiza 1ª Conferência de Cuidados Paliativos

Compartilhar

O AUSTA hospital realizou a 1ª Conferência de Cuidados Paliativos: o Novo Olhar do Cuidar, na sexta-feira (4), com enfoques no atendimento prestado pelas unidades de saúde a pacientes com doenças degenerativas, incapacitantes e no momento do óbito, entre outros temas.

Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente do AUSTA e pela equipe interdisciplinar de Cuidados Paliativos, a conferência reuniu profissionais de saúde de hospitais da cidade e da região.

“O objetivo do evento foi quebrar o tabu que existe em torno do assunto e desconstruir a ideia de que cuidados paliativos são para paciente para o qual não há mais tratamento eficaz. Muito pelo contrário, é consenso entre profissionais do nosso setor de Cuidados Paliativos e fizemos questão de enfatizar nesta conferência que muito pode ser feito por estes pacientes”, ressalta Renata Alves, psicóloga e uma das organizadoras da conferência.

O evento contou com a presença da médica clínica e oncologista Dalva Matsumoto, que analisou como o óbito é encarado nos centros de saúde e como deve ser, a importância do Serviço de Cuidados Paliativos neste contexto, a humanização no cuidado e a importância de envolver a família do paciente durante o período de internação.

“É importante que todos entendam a importância dos cuidados paliativos dentro de um hospital e saber que, embora tenham estado de saúde extremamente delicado, sem perspectiva de cura, podemos e devemos oferece-lhe um tratamento humano”, afirmou doutora Dalva.

A médica coordenadora da equipe interdisciplinar de Cuidados Paliativos do AUSTA hospital, Andréia de Paula, falou sobre a criação do serviço no hospital, desafios da equipe e ações de humanização realizadas pela equipe multidisciplinar.

“Depois da instituição dos Cuidados Paliativos no AUSTA, a humanização e o acolhimento desses pacientes melhoraram muito. É muito importante enxergar e dar voz a estes pacientes e seus familiares”, comentou doutora Andréia.

O serviço de Cuidados Paliativos do AUSTA hospital foi inaugurado em abril de 2018. Oferece atendimento humanizado para pacientes e familiares.

Cuidados Paliativos são a abordagem que visa melhorar a vida de seus pacientes, pessoas com problemas que envolvem doenças que ameaçam a vida. Um dos objetivos dessa abordagem é prevenir e aliviar o sofrimento do paciente e também dos familiares. Não é pensar somente do paciente. É pensar na família desse indivíduo também.

Após as duas médicas palestrarem sobre o tema, houve uma mesa-redonda, cujo moderador foi o doutor Ronaldo Gonçalves, coordenador médico da USI AUSTA e membro da equipe de Cuidados Paliativos, com objetivo de os participantes esclarecerem dúvidas e discutirem o tema da conferência.

Tags:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *