Beba Mais água E Evite Vários Problemas De Saúde

Beba mais água e evite vários problemas de saúde

De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, a quantidade de água que precisamos ingerir diariamente é variável, pois depende de fatores como a idade e o peso da pessoa, a atividade física que ela realiza e o clima e a temperatura do ambiente onde ela vive.

Uma pessoa adulta deve ingerir no mínimo dois litros de água, diariamente. 

O corpo humano é constituído em 70% por água que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia, entre inúmeras outras utilidades. 

Nós perdemos líquido através da transpiração, suor, saliva, urina e fezes.

Veja alguns problemas de saúde causados pela falta de água no organismo:

  • Enxaqueca. A água é fundamental para regular a temperatura do corpo, e quando falta os vasos sanguíneos se dilatam, provocando fortes dores de cabeça.  
  • Nos olhos provoca uma severa inflamação nas partes internas e posteriores, o que pode, em casos mais severos, causar a perda da visão. 
  • Problemas renais, como cálculos e insuficiência talvez sejam os mais conhecidos. 
  • Pode afetar o funcionamento da bexiga e causar infecções urinárias.
  • Torna a digestão mais lenta, fazendo com que o intestino deixe de realizar corretamente sua função. A prisão de ventre pode causar inflamação e dores no cólon, podendo evoluir para uma infecção. 
  • A saúde da pele e dos cabelos também é prejudicada com descamação do couro cabeludo; queda e enfraquecimento dos pelos; e lesões da pele com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e seu acúmulo local.
  • Vitaminas e sais minerais deixam de ser distribuídos corretamente causando cãibras, dormências, perda de força muscular e problemas ósseos dentais. 
  • Leva a perda da disposição para realização das atividades diárias, em virtude da circulação cerebral. A baixa quantidade de água faz o sangue ficar mais viscoso e com a circulação mais lenta. 
  • Deixa as vias aéreas mais frágeis e ressecadas, tornando-se mais propensas a inflamações e infecções como sinusites, bronquites e pneumonias.
  • A artrite é provocada pela alteração ou desgaste da cartilagem, que é formada por uma grande quantidade de água, para manter as articulações bem lubrificadas, permitindo que os ossos não se atritem, causando dor. As articulações vertebrais também requerem água para manter suas funções e evitar fricções entre os discos vertebrais e dores

Lembre-se sempre de consumir água em pequenas quantidades, durante todo o dia.

Não espere ter sede, pois quando ela se manifesta é porque o organismo já está dando os primeiros sinais de desidratação.

São ações simples e gratuitas que irão ajudá-lo a prevenir vários problemas de saúde.

Fontes: Portal Melhor com Saúde; Portal Saúde (link – Blog); Portal Mulher com Saúde (link – Saúde da Mulher); Portal Site Médico (link – Boa Forma / Nutrição). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.