Manual de boas práticas

Orientação de como utilizar corretamente o seu plano de saúde

AUSTA-Manual-de-boas-praticas

O presente manual foi elaborado com o objetivo de facilitar o dia-a-dia dos nossos clientes, tanto no que se refere à utilização dos serviços de Assistência Médica, bem como para trazer dicas para melhoria da saúde.

Portanto temos o prazer de apresentar algumas sugestões que, ao longo desses anos, vêm demonstrando excelentes resultados, quando devidamente aplicados.

O que você deve saber?

Os serviços médicos possuem um atendimento da mais alta qualidade e isso custa caro. Devemos estar atentos para utilizá-los conscientemente.

Dez passos importantes que você pode dar para manter saudável o seu Plano de Saúde.

  1. Sempre que for ao consultório médico, passe somente uma vez o cartão do Plano de Saúde.
  2. Se o médico solicitar-lhe alguns exames, você deverá assinar somente a guia do exame que está sendo realizado.
  3. Caso você queira consultar outro profissional da mesma especialidade, leve os exames que lhe foram solicitados anteriormente. Assim você não precisará refazer os exames, preservando a sua saúde e a saúde financeira do seu plano.
  4. Evite ir ao consultório médico com vários filhos, a não ser que todos estejam realmente doentes, pois os deixarão expostos a possíveis contaminações.
  5. Exames médicos são importantes a qualquer momento. Portanto, guarde-os sempre, pois um dia você poderá precisar deles. Sempre que for a uma consulta, leve consigo os exames anteriores para auxiliar no diagnóstico do médico.
  6. Faça valer o que está sendo pago. Não faça exames médicos e deixe-os nos laboratórios. Pesquisa recente mostra que 30% dos pacientes que fazem exames não vão retirá-los e 28% não voltam ao médico para apresentá-los e dar continuidade ao tratamento. Além de estar desperdiçando recursos, você pode estar colocando a sua saúde em risco ao não voltar ao médico com os resultados dos exames.
  7. Nunca deixe os exames que você já realizou no consultório do médico, a não ser que ele realmente necessite para enviá-los ao hospital nos casos de cirurgias programadas.
  8. Pratique medicina preventiva e não curativa. Faça consultas de rotina com um especialista para fazer tratamento adequado e resolverá de vez seu problema.
  9. Marque consulta corretamente, procure um clínico geral ou clínica médica somente quando você não souber o que tem. Quando o problema já foi identificado, o correto é procurar diretamente um especialista.
  10. Em caso de dúvidas sobre qual especialidade médica procurar para tratar o seu problema, estaremos sempre à disposição para auxiliá-lo.

Dicas para a sua Saúde.

  1. Procure, na medida do possível, evitar vícios tais como: o fumo e exageros nas bebidas alcoólicas.
  2. Observe seus hábitos alimentares, tanto na qualidade como na quantidade. Você sabe: “nós somos o que comemos”. Adote uma alimentação balanceada, pois uma alimentação inadequada se traduz em doenças.
  3. Pratique atividades que lhe dêem prazer, como esportes, canto, leitura, dança, pintura, coleções etc.
  4. Cultive o diálogo com as outras pessoas, fazendo prevalecer sempre o bom humor, a convivência e a tolerância. Sentimentos negativos funcionam como veneno para o nosso organismo.
  5. Procure sempre gostar do que você faz e do ambiente onde trabalha.
  6. Mantenha o equilíbrio entre as várias tarefas diárias para não gerar estresse.
  7. Automedicação – não tome nenhuma medicação sem consultar seu médico. A medicação errada pode trazer graves conseqüências ao organismo ou até mesmo mascarar doenças.
  8. Recomendações Médicas – Todas as recomendações feitas pelo médico devem ser seguidas à risca. Medicamentos devem ser ingeridos na dose e nos horários certos.

Enfim… Tenha uma vida mais harmoniosa e menos angustiante!

Dicas importantes

Selecionamos algumas dicas que vão fazer a diferença na utilização dos custos do seu plano e manter você sempre informado.

  1. Nunca empreste cartão do seu plano de saúde para ninguém, mesmo que seja um parente ou seu melhor amigo! Isso trará sérias conseqüências futuras. O uso indevido de seu cartão ou, ainda, o uso dele por outra pessoa em seu nome é fraude.
  2. Se perder o Cartão do Plano de Saúde, informe imediatamente o AUSTAclínicas, que irá tomar as providências necessárias.
  3. A AUSTAclínicas selecionou e credenciou vários médicos qualificados os quais estão à sua disposição para atendê-lo.
  4. Fique atento: só assine um comprovante de utilização que esteja datado e com os serviços preenchidos. Se o prestador obrigá-lo a assinar em branco, anote o nome, data e horário e comunique o AUSTAclínicas.
  5. Nunca deixe de ir ao médico. A ideia é de que você use o plano de saúde de forma correta e sem surpresas.
  6. Fraude é crime. A punição não se restringe ao ressarcimento dos prejuízos incorridos. Quem a comete pode perder o seu plano de saúde e corre o risco de ser processado criminalmente.

Agradecemos sua colaboração.

Seu apoio é imprescindível.

Acesso Rápido

Acesso Rápido