Animais De Estimação São Grandes Aliados Da Saúde E Bem-estar

Animais de estimação são grandes aliados da saúde e bem-estar

Quem tem um animal de estimação sabe o quanto ele pode ser um bom companheiro, alegrar os nossos dias e nos encher de amor.

Recentemente a ciência tem apresentado estudos que comprovam dezenas de benefícios que eles proporcionam para a saúde e bem-estar dos humanos, de todas as idades.

Na infância, bichinhos ajudam a desenvolver valores como respeito, cuidado e responsabilidade.

Para os idosos eles são companheiros leais e inseparáveis. Os animais também podem ser bastante úteis na vida de quem tem necessidades especiais, auxiliando no tratamento terapêutico.

Se você ainda não tem um companheiro desse tipo, leia as informações abaixo e ficará difícil resistir.

– Estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York mostrou que os bichos de estimação são ótimos para combater o estresse. O experimento testou os níveis de tensão de pessoas em quatro situações: sozinhas, com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e o animal. Eles descobriram, então, que a ocasião de maior tranquilidade foi apenas com o pet.

– Pesquisa da Universidade de Wisconsin-Madison concluiu que as chances de uma criança ter alergias são 33% menores quando se tem um bicho de estimação em casa. Isso porque, com a convivência, os pequenos desenvolvem um sistema imunológico mais forte. Esse efeito, no entanto, não acontece entre adultos que já sofrem de alergias.

– Pesquisa da Universidade da Califórnia concluiu que pacientes com Alzheimer sofrem menos estresse, e têm menos explosões ansiosas, se houver um cão ou gato em casa. A interação lúdica e toque suave de um cão dócil e bem treinado pode ajudar a diminuir o comportamento agressivo do doente, isso porque, em muitos casos, os problemas de comportamento são uma resposta ao estresse do cuidador.

 – Passear com o cachorro faz bem à saúde do dono. Um levantamento do Instituto Wellness, no Hospital Northwest Memorial, mostrou que essas caminhadas são boas para manter e perder peso. Além disso, estudo do Instituto Nacional de Saúde (NHI), dos EUA concluiu que essas saídas com os cães deixa as pessoas menos propensas à obesidade, se comparados com quem não possui animal de estimação.

A afetividade que une as pessoas aos seus bichinhos de estimação estimulam a produção e liberação de serotonina e dopamina, dando uma grande sensação de prazer e alegria.

Que tal adotar um bichinho de estimação?

Fontes – Porta Exame (Link – Estilo de Vida); Portal IG (link – Saúde); Portal Psiconlinews; e Portal R7 (link – Saúde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.