Hipertensão No Brasil Atinge 25% Da População E Leva A Outros Problemas De Saúde

Hipertensão no Brasil atinge 25% da população e leva a outros problemas de saúde

Hipertensão no Brasil

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a hipertensão arterial causa 300 mil morte por ano, sendo responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente 30 milhões de pessoas sofrem de hipertensão no Brasil.  “A doença é definida por uma alteração anormal da pressão, em um paciente em repouso. Que esteja calmo, em um ambiente sossegado, que não seja depois de um exercício. A hipertensão é praticamente assintomática. Não dá dor de cabeça, tontura, mal-estar, vertigens, então a chamamos de assassina silenciosa”, explica Dr. Mário Jabur Filho, médico cardiologista do Austa.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia aponta que a hipertensão, ou pressão alta, é quando a pressão arterial, após ser medida por diversas vezes, é igual ou superior a 14 por 9 (140 mmHg) por (90 mmHg).

Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem fazendo sua pressão se elevar. “Ela é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassa 130 mmHg e a diastólica (mínima) é inferior a 85 mmHg”, observa Dr. Mário Jabur Filho. 

Estima-se que a hipertensão atinja 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos, mas também está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.

“Quem tem hipertensão pode levar uma vida praticamente normal, desde que seja saudável. Tem que comer com pouco sal, se a pessoa for obesa tem que emagrecer ou não vai controlar a pressão. Fazer atividades físicas, beber moderadamente, pode comer de tudo de forma moderada. E dar preferência aos alimentos que tenha potássio. Mas ela deve medir a pressão ao menos uma vez por semana, preferencialmente de manhã”, completa o cardiologista.

A USI AUSTA (Unidade de Saúde Integrada), proporciona diversas ações para cuidar ainda mais do cliente AUSTAclínicas. Voltada para a promoção da saúde e prevenção, com seu ambiente planejado e equipe multiprofissional altamente capacitada, proporciona conforto, segurança e resolução eficaz para as necessidades dos usuários.

O +CUIDADO é um programa de gerenciamento de doenças crônicas, dentre elas a hipertensão arterial, que tem como objetivo fazer o monitoramento adequado da doença, promover educação em saúde para estimular o envolvimento do cliente no autocuidado e à adesão ao tratamento. O programa tem duração de 6 meses com encontro semanais. 

Procure o seu médico e faça todos os exames de rotina.

Saiba como se prevenir da hipertensão:

  • Não fume.
  • Diminua o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Diminua o consumo de sal.
  • Meça a pressão ao menos duas vezes por ano.
  • Mantenha o peso controlado.
  • Pratique atividade física regular, como caminhadas de 30 minutos de quatro a cinco vezes por semana.
  • Controle seu estresse.
  • O tratamento da hipertensão é para a vida toda, jamais o abandone.
  • Consulte o médico e siga suas orientações.

Fontes – Portais Ministério da Saúde (menu – Blog da Saúde); Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; Sociedade Brasileira de Cardiologia (menu – campanhas); e Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *