Exames

Conheça os serviços do AUSTA ocupacional

Os exames ocupacionais têm a finalidade de:

Para o empregador: redução do absenteísmo motivado por doenças; redução de acidentes potencialmente graves; garantia de empregados mais adequados à função com melhor desempenho; evitar as implicações legais pela falta de atendimento à sua obrigatoriedade.

Para os empregados: garantia da manutenção das condições de saúde para o desempenho da função; minimizar a chance de arbitrariedades em caso de doença ou acidente.

Eles devem ser realizados:

Admissional: antes que o trabalhador assuma suas atividades.
Periódico – para trabalhadores expostos a riscos ou portadores de doenças crônicas (anualmente, ou em intervalos menores); e para demais trabalhadores (anualmente para menores de 18 e maiores de 45 anos; e a cada dois anos para os trabalhadores entre 18 e 45 anos).

Retorno ao trabalho: no primeiro dia de volta ao trabalho, depois de o colaborador ficar ausente por período igual ou superior a 30, por motivo de doença.

Demissional: deve ser realizado até a data de homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 90 ou 135 dias, dependendo do grau da empresa.

Mudança de Função: entende-se por mudança de função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a exposição do trabalhador a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.